sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Curiosidades do Rock Nacional dos Anos 80

Há quem diga que estilo musical não se discute, mas quem não gosta do bom e velho Rock Nacional dos anos 80? Naquele tempo tocava um estilo de som que marcaria uma época, grandes shows e músicas de qualidade que fizeram a cabeça de uma geração.
Pois bem, nasci em meados de 88 e fico me imaginando com 15 anos nessa época, provavelmente eu iria a muito mais shows do que hoje em dia, teria mais histórias para contar para meus filhos (assim como meus pais), e naquela época também não existiam essas porcarias auditivas, que são facilmente encontradas atualmente.
O cenário do rock brasileiro estava apenas começando e nas letras das músicas dava para notar como o povo brasileiro era apaixonado e amante do país, mesmo com a censura rolando solta por ai, dava-se um jeitinho de fazer o som chegar aos ouvidos da galera.
E já que se passaram uns 20 e tantos anos, vamos relembrar algumas curiosidades musicais que aconteceram na época:
-  A música Camila da banda Nenhum de Nós não é sobre um caso de amor. Na realidade narra toda a história que envolveu um estupro no Rio Grande do Sul. Algumas partes da letra denunciam isso, como no trecho “Os olhos que passavam os dias a me vigiar, a me vigiar” (…) ou  ” Às vezes peço a ele que vá embora, que vá embora (…)” .
- A banda “Camisa de Vênus” foi expulsa da gravadora Som Livre por não querer trocar de nome.
- Charles Gavin, dos “Titãs” já foi baterista do grupo “Ira!”, e André Jung, do
grupo “Ira!” já foi baterista dos “Titãs”.
- Lobão foi o primeiro baterista da Banda Blitz.
- Quem ensinou o guitarrista Edgard Scandurra a tocar foi o irmão do Roger Moreira do Ultraje a Rigor. Ele foi o primeiro guitarrista do Ultraje a Rigor.
- A Banda Biquini Cavadão foi batizada por Herbert Vianna.
- Os Engenheiros do Hawaii colocaram mensagens subliminares na música “Ilusão de Ótica”. Reproduzindo o disco no inverso, ouvimos a frase: “porque você está ouvindo isso ao contrário, o que você está procurando, heim!?!?”.
Essas são apenas algumas curiosidades de poucas bandas que figuravam no cenário do Rock Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário