terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Nevermind completou 20 anos

Postado em Notícias do mundo rock com as tags , em 23/09/2011 por Ilhota Rock Festival

Foi no dia 24 de setembro de 1991 que um dos discos mais importantes de todos os tempos saiu nos Estados Unidos. A banda, aNirvana, lançava seu segundo álbum pela Geffen Records, ou melhor, a banda que havia saído da chuvosa Seatle, conseguia alcançar um patamar de sucesso a partir do estouro do primeiro single, Smells Like Teen Spirit.  Kurt Cobain e sua turma viraram coqueluche, virou moda, virou movimento, o grunge ganhava o mundo.
Claro que o Nevermind não foi somente um disco de uma música só. Todo o álbum é completo. O som pesado, melódico e objetivo fez muita gente achar que algo como o movimento punk dos anos 70 havia voltado. De fato, o grunge trouxe uma gama de excelentes bandas, mas o Nirvana foi aquela que carregou o fardo, o mesmo fardo que provavelmente levou Cobain ao suicídio em 1994, praticamente três anos depois do lançamento do álbum que o tornou um grupo rock , mas ao mesmo tempo pop.
Foi ainda em 1991 que eu ouvi Nirvana pela primeira vez. Em Rio do Sul não tínhamos muito acesso a música nova, só pelas rádios e quem podia, pela parabólica, já que a MTV, então com dois anos de programação no ar, era gratuita pela parabólica (o que deveria voltar). Claro que Smells Like Teen Spirit foi a primeira música que tive acesso, pois foi uma canção que ganhou as paradas na emissora. Alguns meses depois, eu ouvi o álbum inteiro, em vinil, na casa de um vizinho. Ai foi uma grande paixão. Tudo aquilo acontecendo no mundo e nós acompanhando o Nirvana. Mais uma vez digo, sem a internet, sem canais interativos, o que me restava era ficar vidrado nos noticiários musicais da MTV Brasil, que eram bons naquela época.
Hoje, 20 anos depois, o disco continua sendo uma grande referência para bandas que estão começando. A morte de Cobain só elevou a carreira do Nirvana ao status de mito, não só o próprio, mas sim tudo que foi feito na curta carreira discográfica da banda. Após Nevermind, na opinião de muitos, a banda deu uma decaída, pelo contrário, o Nirvana foi aquela banda que experimentou o sucesso de ser uma banda nas paradas, a pressão fez com que Cobain escrevesse músicas mais pesadas, sombrias, porém, Nevermind fica como uma referência do que vinha pela frente nos anos 1990 e tira aquele rótulo de que o rock morreu, a cada dez anos, como muitos jornalistas adoram falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário