sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Especial # Rock N' Roll


Curiosidades do Rock

Originou-se nos Estados Unidos no final dos anos 40 e inicio dos anos 50 com Jackie Brenston e os Delta Cats (muitos dizem ser a primeira banda a gravar a primeira música no estilo rock “Rocket 88”), Bill Haley, Jerry Lee Lewis, Bo Diddley, Fats Domino, Little Richard, Gene Vincent, Chuck Berry. Evoluiu principalmente do Blues e da música country, mas teve influências do folk com o incrível Bob Dylan, jazz e músicas clássicas.

Na Inglaterra o rock apareceu por volta de 1955 com a música Rock Island Line de Lonnie Donegan, essa música foi uma influência que ajudou com o surgimento de bandas como o The Shadows e o Quarry Men de John Lennon. Mas foi em 1962 que o rock estourou na Inglaterra principalmente com os The Beatles que durante a Beatlemania (1962 – 1964) tinha um estilo mais Rock Romantico, com as músicas I love me do, P.S. I love you, There’s a place e etc, depois a banda passou por uma fase mais psicodélica (tendência da época, 1965 – 1967) com os Lps Sgt Pepper’s L. H. C. B., Revolver e Magical Mystery Tour, e por último passando por um período de gravações em estudio com gravações mais bem feitas. Foi durante os anos 60 que surgiu também na Inglaterra importantes bandas como Rolling Stones, Animals, The Kinks, The Who e Pink Floyd.


Algumas curiosidades de Beatles e Pink Floyd:

Beatles

As músicas Real Love e Free as a Bird dos Beatles foi gravada só nos anos 80 mais de 10 anos depois da morte de John Lennon: Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr concordaram em utilizar técnicas para unir a voz já gravada do falecido John Lennon com as suas para montar novas músicas, e foi ai que os Beatles se reuniram novamente, por meio de uma fita magnética. “Assim foi gravada a música Free As A Bird (1993) e Real Love (1994)”.

A banda precursora em gravar instrumentos e vozes ao inverso para gerar novos efeitos sonoros foram os Beatles como exemplo, as músicas: Rain, Strawberry Fields e Blue Jay Way. O truque foi posteriormente aproveitado por dezenas de bandas como Pink Floyd, Prince, Elo, Iron Maiden, etc.

O primeiro Videoclip da história foi feito pelos Beatles. Eles estavam cansados de fazer shows em todos os programas de TV, então resolveram inventar os chamados 'Promofilms' para promover suas músicas. Os 2 primeiros foram: Paperback Writer e Rain. "De certa forma, inventamos a MTV" disse George Harrison na série Antology.

O primeiro disco no mundo a conter as letras das músicas foi o Stg. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles.

Os Beatles alcançaram maior vendagem de todos os tempos. Suas vendagens acumuladas foram estimadas pela gravadora EMI em mais de 1 bilhão de discos e fitas. Os quatro ex-Beatles, em carreira solo, também venderam milhões de discos.
A banda precursora em gravar instrumentos e vozes ao inverso para gerar novos efeitos sonoros foram os Beatles. O truque foi posteriormente aproveitado por dezenas de bandas como Pink Floyd, Prince, Elo, Iron Maiden, etc.Pink Floyd

Roger Waters só passou a ser o líder da banda Pink Floyd após a saída forçada do então líder Syd Barrett ( os integrantes da banda abandonaram ele pelo uso exagerado de LSD) que fora substituido pelo vocalista/guitarrista David Gilmour.

Os meninos que cantam em "Another Brick In The Wall" do Pink Floyd eram estudantes de uma escola vizinha ao estúdio de gravação (Abbey Road), e cada um deles recebeu uma cópia do disco como pagamento por sua colaboração.

Segundo o livro Guinnes de 1995, "Postdamer Platz" (local onde Roger Waters “Pink Floyd” fez um show em Berlim) foi o palco do maior espetáculo de rock jamais visto. Trabalharam 600 pessoas em sua produção, contava com um camarote de 168 x 25 metros e a platéia era formada por mais de 250.000 pessoas. O mesmo livro, o álbum "The Dark Side Of The Moon" de Pink Floyd foi o álbum que mas tempo permaneceu nas paradas de sucesso, quase 14 anos seguidos.

Surgimento dos Nome das Bandas

AC/DC: Um dos membros viu escrito AC/DC em uma máquina, significa “Alternating Current/Direct Current”. A banda não sabia que na época AC/DC era gíria para bi-sexual, o que causou alguns problemas no começo da banda.

Beatles: O nome foi sugerido por Stuart Sutcliffe, primeiro baixista da banda.Um admirador da banda Crickets (grilos) de Buddy Holly e sugeriu o nome The Silver Beetles (besouros prateados), depois abreviado para apenas Beetles. Lennon sugeriu que usassem Beatles ao invés de Beetles como uma referência a "beat", que significa batida ou ritmo.

Bob Dylan: Robert Zimmerman (nome verdadeiro de Bob Dylan), era um grande admirador do poeta Dylan Thomas.

Deep Purple: A avó do guitarrista Ritchie Blackmore gostava muito da música “Deep Purple” de Bill Crosby.

Dire Straits: O nome retrata a situação financeira que os integrantes estavam no começo da banda (a tradução significa Penhasco terrivel “situação desesperadora”).

Iron Maiden: Nome tirado de um aparelho medieval para tortura. Caixa que tinha uma porta com espinhos de ferro. Quando a porta se fechava, os espinhos entravam no corpo da pessoa.

Judas Priest: Tirado da música de Bob Dylan “The ballad of Frankie Lee and Judas Priest”.

Kiss: De acordo com Paul Stanley, Kiss vem de um momento de inspiração, que soava perigoso e sexy. Os membros da banda negam que Kiss significa “Knights In Satan Service”.

Led Zeppelin: The Yardbirds (banda de Jimmy Page) estavam terminando sua turnê antes de se separar. Jimmy page não queria encerrar as atividades, então deu a nova formação o nome de The New Yardbirds. Dizem que após esse momento, Keith Moon, da banda The Who falou “It will probably go over like a led zeppelin”. O nome acabou ficando Led Zeppelin.

Metallica: Lars Ulrich estava ajudando um amigo achar um nome para uma revista de metal. A revista se chamou “Metal Mania”, mas uma das sugestões era “Metallica”, e Lars acabou usando ela para sua banda.

Pearl Jam: De acordo com Eddie Vedder, o nome vem do processo natural que as pérolas são formadas. Excrementos e poeira que formam algo lindo.

Pink Floyd: O nome era “The Pink Floyd Sound”, inspirado em dois músicos americanos do blues: Pink Anderson e Floyd Council. O nome mais tarde foi diminuído para Pink Floyd.

Queen: Freddie Mercury gostava da conotação transexual e da imagem glamurosa que as rainhas possuem.

Ramones: Homenagem a Paul McCartney, que no começo de sua carreira, era chamado de Paul Ramone. Os membros da banda adotaram o sobrenome Ramone.

R.E.M.: Significa “Rapid Eye Movement”, que é um estado durante o sono. Surgiu quando os integrantes da banda não sabiam que nome seria então todos se alcoolizaram e escreveram nas paresdes todos os nomes que eles achassem uma boa idéia, e no ouro dia leram e foram apagando os nomes, restando esse.

Rolling Stones: Muddy Waters possui uma música chamada “Rolling Stone”. O guitarrista Brian Jones sugeriu esse nome.

Bom pessoal, pra fechar com chave de ouro e resumir o que é rock, segue um vídeo que começa com uma conversa entre John Lennon e Mick Jagger e terminam tocando a música Yer Blues dos Beatles cantada pelos seguintes ícones do rock:

- Vocal e Guitarra: John Lennon (Beatles);
- Guitarra: Eric Clapton (Cream);
- Baixo: Keith Richards (Rolling Stones);
- Baterista: Mitch Mitchel (Jimy Hendrix Experience).



Nenhum comentário:

Postar um comentário